O agravamento da crise política grega, que resultou em convocação de novas eleições, dita o ritmo desta quarta-feira. Os mercados de todo o mundo reagem mal à dificuldade da Grécia de implementar medidas de austeridade e às repercussões da crise da dívida grega e de outros países europeus sobre a unidade da zona do euro. A influência dessas notícias fez bolsas da Ásia fechar em forte queda e provoca perdas nas principais praças da Europa, conseguindo ofuscar indicadores econômicos favoráveis vindos dos Estados Unidos e da própria zona do euro.
Por exemplo, o bloco econômico registrou em março um superávit comercial de 8,6 bilhões de euros, acima do esperado. A inflação ao consumidor foi de 0,5% em abril - na comparação com março - e 2,6% no acumulado em 12 meses, em linha com o esperado. No Reino Unido, a taxa de desemprego caiu para 8,2% nos três meses até março, baixa de 0,2 ponto percentual na comparação com o período de três meses até dezembro. Todos esses dados foram divulgados nesta manhã.
Os mercados mundiais também voltam suas atenões ao pronunciamento do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, às 10h (horário de Brasília). Draghi deve discorrer sobre o tema 'Política monetária em tempos não convencionais' em um evento em Frankfurt.
Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (banco central do país) divulga a ata do encontro do comitê de política monetária realizado nos dias 24 e 25 de abril, quando o BC dos Estados Unidos manteve sua meta para a taxa básica de juros inalterada entre zero e 0,25% ao ano. Antes, o Fed divulga o dado sobre a produção industrial e a taxa de utilização da capacidade instalada em abril.
No Brasil, hoje o Banco Central divulga os dados semanais do fluxo cambial, e o Centro de Economia Internacional do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresenta o Índice de Clima Econômico IFO/FGV na América Latina. O IBGE anuncia os resultados da pesquisa Estatística do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) 2010, que reúne informações cadastrais e econômicas de empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário